Arquivo Historico
Tipo COMISSÃO DE ESTATÍSTICA
DESCRIÇÃO DO SUB-FUNDO
Nível de descrição: Sub-Fundo 
Data de Produção: Inicial: 1821 | Final: 1822 
Data de Acumulação: Inicial: 1819 | Final: 1822 
Dimensão e Suporte: 6 maços; 1 livro 
Código de referência: PT-AHP/CGE/CEST 
História: Em sessão de 10 de fevereiro de 1821 (ver Diário das Cortes Gerais e Constituintes, n.º 12) foi eleita a composição da Comissão de Estatística, a saber Francisco Simões Margiochi com 69 votos, Manoel Gonçalves de Miranda 69, Francisco de Paula Travassos 63, José António de Faria Carvalho 66, Agostinho José Freire 66, José Joaquim Rodrigues de Bastos 33, Vicente António da Sylva Corrêa 57.

Esta Comissão tinha como competências o levantamento e atualização estatística da população do Reino e Ilhas e consequente regulação / reforma dos limites territoriais dos bispados, das províncias, comarcas, termos e freguesias. Por esta razão, foi uma das Comissões que esteve envolvida na discussão e elaboração do Projeto de Decreto de criação das novas Relações (1822). Este projeto de decreto pretendia reestruturar as Relações, aumentar o seu número e agilizar a administração da justiça, tendo a Comissão de Estatística a função de, através da atualização do censo populacional, determinar a melhor localização para a instalação das Relações.

Tinha igualmente como incumbência elaborar a reestruturação dos círculos eleitorais (continentais, das ilhas e ultramar) na preparação das eleições para as Cortes de 1822, tendo como base mapas estatísticos oriundos do Arquivo Militar e informações solicitadas a Deputados eleitos pelos círculos ultramarinos. Dava parecer a Requerimentos e Petições oriundas de moradores a solicitarem, por exemplo, a criação de Câmara própria ou a criação de lugar de Juiz de Fora nas suas povoações. 
Âmbito e Conteúdo: Avisos e Ordens das Cortes à Regência e ao Governo; Correspondência com a Regência, com o Governo e com particulares; Indicações e Propostas às Cortes; Requerimentos enviados à Comissão por Câmaras Municipais e particulares. 
Guia de fundos do Arquivo Histórico Parlamentar